COMO COMBATER O ESTRESSE

06/01/2017 17:09:58

Willian Figueira

Sabemos muito bem que o estresse pode ser prejudicial a nossa saúde quando não sabemos lidar com ele. Decidimos, então, detê-lo, mas como?
Neste artigo você vai aprender a combater o estresse!

Mas não pense que lutar incansavelmente é a solução para detê-lo. Se você quer combater os prejuízos com a saúde, a melhor solução é evitar tê-lo como inimigo.

Evitar que o estresse seja ruim para você, evitar que ele te tire o sono e diminua sua qualidade de vida, demanda tempo, dedicação e uma mudança de atitudes no seu dia a dia.

Aprenda a interagir com o estresse e evitar as consequências negativas que o acúmulo de estresse pode trazer para sua vida.

COMO PREVINIR OS ASPECTOS NOCIVOS DO ESTRESSE

A primeira coisa que deve ser levada em conta é o seu desejo de querer deixar de ser uma vitima do estresse.

Cansado de sofrer, de viver sem paciência, de não aproveitar a vida?

Se você já passou por tantas experiências ruins e não quer mais isso para você, agora é hora de começar a mudar suas atitudes e pensamentos. Passe a ter um olhar mais otimista, admire mais as coisas a sua volta, tenha pensamentos bons, lembre-se de tantas coisas maravilhosas que já te aconteceram e relaxe.

Relaxar é a melhor forma de prevenir os aspectos negativos e nocivos do estresse (distresse). Estando relaxado você consegue ter mais controle das suas ações e pensamentos. Estará sempre pronto para superar os obstáculos sem se desesperar.

Você deve estar se perguntando “mas como vou relaxar com a vida que tenho, corrida, sem tempo para nada, cheia de obrigações e deveres?”. Existem várias maneiras de se alcançar o relaxamento.

Um bom primeiro passo é você se organizar e planejar as suas atividades. Ter um controle do que tem que fazer no decorrer do dia e da semana. Assim você terá seu tempo otimizado e poderá aproveitar os momentos de folga com mais tranquilidade e poderá fazer coisas que te deixam feliz. Se otimizar não for suficiente você terá que priorizar as cosias mais importantes. E aí espero que você priorize sua saúde.

Atividades físicas são ótimas. Depois que você se organizar e ver qual é o melhor horário, faça uma atividade física (uma corrida, caminhada ou até mesmo andar de bicicleta) e esqueça as obrigações, apenas curta esse momento.

Mas se você deseja um relaxamento mais pleno e profundo, uma meditação é o ideal. São muitas as formas de meditação. Você pode meditar através da reflexão, Yoga, Tai Chi Chuan, Relaxamento Autógeno, mas também pode alcançar o relaxamento através da acupuntura, por exemplo.

Agora, se você é uma pessoa espiritualizada, religiosa, saiba que você pode relaxar através de uma conversa com seu líder religioso ou guia espiritual, com uma confissão, através da oração ou reza ou qualquer atividade ligada a espiritualidade.

Alcançar o relaxamento para descarregar o estresse não é impossível, basta querer e se dedicar a isso, depois se tornará parte da sua vida e do seu dia a dia de forma positiva.

Pois o acumulo de estresse trás consequências graves para a saúde. Podendo desenvolver doenças ou intensificar algum problema pré-existente.
DOENÇAS CAUSADAS PELO ESTRESSE
O distresse (estresse nocivo) pode causar certos desconfortos, sinais de que a pessoa não está bem e pode estar sendo afetada pelo acúmulo de estresse.

São dores de cabeça constante, dores musculares, queda de cabelo, azia, irritação na pele, gastrite entre outros problemas, mas pode ser muito mais nocivo.

O distresse pode causar:

Insônia: pode ser causada ou agravada pelo estresse. A pessoas passa a ter dificuldade para dormir e/ou acordar no meio da noite sem sono;

Transtornos alimentares: o estresse pode contribuir para que a pessoa desenvolva transtornos alimentares como compulsão alimentar ou anorexia, por exemplo;

Depressão: com toda mudança hormonal causada pelo estresse a pessoa pode perder o sono, ter diminuição da libido, do apetite e da energia. Peredr até mesmo o sentido da vida, aumentando as chances da pessoa ter depressão;

Problemas cardiovasculares: no estado de estresse o coração acelera o ritmo e contrai as artérias e veias, diminuindo o fluxo de sangue. A pessoa que passa por muito estresse e não consegue lidar com ele pode sofrer de AVC, pressão alta ou ataque cardíaco;

Síndrome de cólon irritável: o estresse pode causar contrações abdominais no intestino e quem já tem esse problema pode sofrer mais pois fica mais sensível;

Prisão de ventre: com o estresse o organismo fica desregulado ocasionando mudanças e desequilíbrio na flora intestinal. Sem contar que a pessoa passa a ir menos ao banheiro ela, também passa a ter uma alimentação menos saudável podendo agravar ainda mais o problema.

Com a mudança de hábitos, atitudes e pensamentos você pode evitar o distresse e tudo o que ele pode te causar.

O primeiro passo você já deu. Pois não é atoa que está lendo este artigo. Agora é só continuar em frente e escolher a sua forma de conseguir viver mais relaxado, entender o estresse e melhorar a sua qualidade de vida através do estresse(estresse positivo).

Você precisa também entender que o estresse em si não é positivo e nem negativo. Pois seria a mesma coisa que dizer que eletricidade é ruim porque dá.


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A VERDADE SOBRE O ESTRESSE

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